Como comunicar no Instagram (Para empresas)

Como comunicar no Instagram (Para empresas)

 O Instagram é uma das ferramentas mais poderosas de comunicação no mundo digital. Assim como o Facebook e Twitter, o Instagram permite a qualquer empresa aumentar awareness e a sua marca no mundo digital. Contudo, cada rede social deverá comunicar de forma diferente, tendo o Instagram uma comunicação muito própria.

  1. O primeiro passo no Instagram para qualquer empresa ou marca é criar uma conta de empresa. Para isso basta criarem uma conta, escolhendo vários dados como username e imagem de perfil. Se tiverem opção de fazer o login pelo Facebook tanto melhor, se associarem as duas contas vai ser tudo mais fácil. Escolha o nome da sua empresa e uma linha sobre o seu negócio para a descrição. Escolha uma boa imagem de perfil (110×110 pixels). Na bio deverá pôr o link da sua empresa, assim como a referida linha de descrição objectiva.
  2. As vantagens de ter um Instagram de empresa são várias. Desde logo terá acesso a dados estatísticos de cada publicação, do alcance da sua página, de onde vem cada seguidor, etc. Estes dados podem ser bastante úteis para redefinir a sua estratégia comunicacional.
  3. Primeiramente deverá ter em conta que o Instagram é praticamente usado em smartphones. Isto significa que o conteúdo é muitas vezes visto de forma rápida, ou porque os utilizadores se estão a deslocar, ou simplesmente porque não têm muito tempo. Por isso esqueçam a ideia de escrever longos textos juntamente com as vossas imagens. O texto deve ser curto e objectivo.
  4. Uma das coisas mais importantes do Instagram são os hashtags, as palavras que colocam juntamente ao simbolo “#”. Consoante o seu negócio será interessante pesquisar pelas hashtags mais usadas, de forma a posicionar melhor os seus posts. Relembramos que este factor é essencial ao sucesso de cada post no Instagram.
  5. Outro factor que interessa é a qualidade das suas fotografias. Não precisa de estar 1hora a editar a qualidade da foto, mas tem que ter atenção aos detalhes, enquadramento, etc. A imagem é o meio de comunicação do Instagram, pelo que deverá ser cuidada e objectiva, não levando a outras interpretações.
  6. O grande poder do Instagram é ser pessoal, ou seja, não partilhe exactamente o que publica no Facebook. Seja original, mostre o backstage da sua empresa, pequenos momentos divertidos em curtos vídeos, ou simplesmente detalhes de algo grande que esteja para vir. O sucesso do Instagram faz-se de curiosidade e conteúdo exclusivo, mas ao mesmo tempo algo que seja forte do ponto de vista visual.
  7. Aposte em publicações orientadas para o seu negócio, mas de forma mais pessoal. Perca tempo a observar detalhes do seu escritório que sejam interessantes, pequenas histórias visuais que possam documentar, etc.
  8. Se conseguir atrair seguidores não tanto pelo que vende ou faz, mas pelo conteúdo interessante, isso será meio caminho para que tenha bastante sucesso. É sempre importante atingir primeiro os clientes, mas se conseguir criar uma comunidade de fãs em torno de algo, poderá criar especificamente para esses fãs, ou aproveitar para ir atingindo esse grupo com o que a empresa realmente faz, de forma subtil e sem que deixe de comunicar como fazia.
  9. A assiduidade das publicações também é importante. Veja as horas a que tem mais interacções e aposte nelas. Publique assiduamente, mas com qualidade!
  10. Outra realidade são as publicações pagas, que sem dúvida ajudam a atingir os seus objectivos, se forem bem feitas. Futuramente iremos fazer um post sobre a melhor forma de criar publicações pagas no Instagram.