5 ferramentas essenciais de Marketing Digital

5 ferramentas essenciais de Marketing Digital

 Quando temos um site é essencial saber de que forma estamos a atingir o nosso público alvo ou não. Desta forma, existem várias ferramentas que nos ajudam a analisar todos os nossos passos:

  1. Google Analytics – Ferramenta gratuita e essencial para qualquer negócio ou seja o que for que ocorra no mundo online. Através desta ferramenta terá acesso a dados de todos os seus visitantes, dados esses essenciais para entender se o seu site está realmente a ter sucesso. E melhor, se não está a ter sucesso poderá descobrir porquê através do Analytics. Futuramente iremos ensinar como criar um funil de conversão e testes A/B para perceber em que momento do seu site é que as pessoas o abandonam, o que é que não está a funcionar ou em que passo de uma possível compra no vosso site é que as pessoas desistem de efectuar a compra. Deixamos aqui outra dica: Bitly. É idêntico ao Analytics, com a diferença que terá mais acesso instantâneo a informação específica e tem mais opções de partilha e optimização do que o Analytics.
  2. Mailchimp – Entre as funcionalidades do MailChimp, está a capacidade de ver quem é que, do nosso público, abriu o e-mail, clicou nos links incluídos, ou até se houve conversões e que valor representaram, permitindo uma analise adequada do conteúdo que enviámos. Além disso, esta ferramenta possui diversos mecanismos (como a indicação aos destinatários da razão porque estão a receber aquele conteúdo e um botão de “unsubscribe”) que permite que os e-mails não passem pela caixa de SPAM dos destinatários, chegando mesmo ao correio normal. É de longe a melhor ferramente gratuita para criar newsletter e enviar email a várias pessoas. É bastante fácil de usar e de analisar.
  3. Google Search Console – Tudo o que interessa está no Google. Este software surge da necessidade por parte das páginas de comunicar com o Google em termos de SEO, pelo que nos indica como é que os visitantes chegaram ao nosso site.Analisa de forma profunda as palavras chave de referência do momento, criando métricas, e dando dicas sobre o que está a ser linkado para a nossa página. O Google Search Console é, tal como o nome indica, uma consola de pesquisa.
  4. Hootsuite – Monitorizar redes sociais é uma tarefa complicada, principalmente se utilizarmos todas as redes sociais. Se este é o teu problema então o Hootsuite está aqui para te facilitar a vida. Esta ferramenta centralizar as diversas redes sociais e perfis num só interace, facilitando assim todo o trabalho de organização e publicação de conteúdos numa única página! É também possível agendar posts de uma forma mais fácil e rápida do que acontece, por exemplo, no facebook.
  5. Canva – Não percebe nada de design nem criação de posters, mas precisa urgentemente de algum elemento gráfico? Não procure mais. O site Canva dá-lhe todas as ferramentas necessárias para criar instantaneamente um flyer, poster, capa de facebook, etc, sem qualquer complicação. A quantidade de opções e a facilidade em usá-las torna esta ferramenta uma óptima opção para quem não consegue recorrer de imediato a um designer. Se é uma ferramenta essencial? Depende. Caso não saiba utilizar o Photoshop ou precise de uma composição gráfica rápida e com qualidade decente, então sim.