Como promover a sua APP?

Como promover a sua APP?

As aplicações móveis são o futuro praticado já nos dias de hoje, ou seja, estão a explodir a nível de sucesso e com um crescimento ímpar no que toca a tecnologia.

Contudo, criar uma APP, por melhor ideia que seja, não é sinónimo de sucesso por si só. É também necessário saber promove-la.

  • Antes de mais é necessário apostar num nome que tenha força, mas que possa ser reconhecido facilmente pelos motores de busca. Por isso junte alguma keyword do seu tipo de negócio ao nome da aplicação, ou aposte simplesmente num nome que tenha margem de progressão e não existe já em negócios infinitos.
  • Os canais sociais de facebook, twitter e instagram são obviamente necessários para o sucesso de qualquer aplicação, mas não só. Terá que apostar também na APP Store, para as aplicações iOS e no Google Play para as aplicações Android.
  • Devemos analisar as estatísticas das nossas aplicações, seja o número de downloads ou a forma como o utilizador se comporta com as mesmas. Para isto aconselho o programa gratuito “App Annie”, que permite analisar não só a sua aplicação, mas também a concorrência. Além disto, deverá ter um site oficial e utilizar o Google Analytics para entender o comportamento dos seus visitantes. Apostar em funis de conversão e testes A/B, para perceber se está algo errado, onde é que as pessoas abandonam o processo de compra, etc.
  • Se tem uma aplicação inovadora então prepare uma boa press release e envie para todos os potenciais sites de interesse. Caso tenha a sorte de ser referido num importante site, poderá aumentar em muito as suas vendas. Seja criativo e elabore um bom plano de comunicação. A comunicação é a chave do sucesso de qualquer negócio.
  • Aposte em boas keywords associadas à sua aplicação. Não seja demasiado especifico, mas refira algo que possa ser útil à maior parte das pessoas. Se está no negócio da alimentação deverá ter keywords como “refeições”, “almoços”, “almoços baratos” e possivelmente a sua localização (ponto de venda ou de actuação).
  • O contacto com os primeiros clientes é essencial. Deste modo, peça-lhes que escrevam comentários acerca do seu produto e aplicação. O que acharam, o que mudariam, o que recomendam, etc. São os testemunhos de outros utilizadores que por vezes nos fazem escolher o produto “a” do “b”. Comunique de forma directa e social com os seus utilizadores e trate-os com respeito. Um cliente satisfeito poderá transformar-se em muitos mais.
  • Seja criativo, contacte outras empresas, faça parcerias, crie ofertas iniciais para os primeiros clientes, mas tenha em atenção a qualidade. Faça vídeos a explicar como se deve usar a sua aplicação, em que situações, etc. No caso das redes sociais seja activo, curioso e cómico, mas sem exageros. Comunique de forma divertida e descontraída e verá rapidamente o seu negócio a crescer não só pela qualidade do seu produto, mas também pela qualidade da sua comunicação.

Crie um blog e faça posts sobre temas relevantes aos seu público. Isto vai ajudá-lo a atrair mais pessoas que de outra forma poderiam não conseguir chega