Como encontrar as melhores keywords para o meu negócio?

Como encontrar as melhores keywords para o meu negócio?

 As keywords, ou palavras chave, são a designação dada à palavras, ou conjunto de palavras, que irão fazer com que o seu conteúdo seja visto, facilmente encontrado e que o seu site se posicione na frente de destaque dos motores de busca. Inicialmente pode parecer que existe alguma magia por detrás da criação das keywords certas, mas a verdade é que o truque está em conseguir interpretar as necessidades do seu cliente, a forma como ele pensa e o que é que a sua competição anda a utilizar.

Primeiramente tenha em mente que as keywords não se referem apenas a uma palavra, mas também a conjuntos de palavras. Vamos imaginar que vende sapatos. Algumas keywords satisfatórias, à partidas, seriam “sapatos lisboa” “comprar sapatos lisboa”, ou dependendo da especificação do seu negócio, “sapatos baratos lisboa” ou “sapatos pele lisboa”. Isto tendo em conta que o seu negócio actua em Lisboa. Escolhendo este conjunto de palavras e aplicando-as de forma não exagerada no seu site irá fazer com que as pessoas que pesquisam por “sapatos de pele baratos em lisboa” possam chegar até ao seu negócio. Contudo, existem ainda mil e um truques para o ajudar a ter mais destaque do que apenas escolher as palavras.

A melhor forma de entender como escolher as suas keywords é perceber o que é que a competição anda a utilizar. Para isso basta aceder ao site SpyFu e colocar o site de um dos seus competidores. A partir destas dados poderá facilmente analisar qual o melhor caminho a seguir.

De seguida, não se esqueça de incluir palavras que possam ser pesquisadas mais facilmente. Se o seu negócio não vende nenhuma marca conhecida, aposte nos seus materiais, ramo de negócio, objectivos. Ah, e atenção ao tamanho das keywords. Quando referi que é útil apostar em várias palavras não me estava a referir a frases inteiras, por isso não se alongue demasiado.

Uma ferramenta óbvia para utilizar as keywords da melhor forma é o Keyword Planner do Google. Esta ferramenta gratuita e fácil de usar permite-lhe agrupar as keywords, procurar pelas mais relevantes para o seu tipo de negócio, analisar estatísticas para cada uma delas.

Aconselho também a ferramenta “SEMRush”, que lhe permite não só pesquisar por keywords, mas também saber quais são os sites que aparecem nas pesquisas para determinadas keywords, identificando concorrentes.

Caso o seu site faça parte da plataforma wordpress existem também vários plugins que pode instalar e que o irão ajudar a fazer aumentar a sua notoriedade. Falo do WP Keyword Suggest e do Yoast. Duas ferramentas bastante simples de usar.

Não se esqueça: Estude a sua competição, analise as keywords que pensa usar e experimente. Não se deve abusar dessas mesmas keywords ao longo do seu site, deve deixá-las fluir de forma natural nos seus textos, mas ao mesmo tempo deverá tentar ser especifico, mas não demasiado. Com a prática vai lá!